Assuntos de Goiás TV

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Segurança, Educação, Saúde e Esporte



A educação é a única solução deste país, desde que eu era menino ouço as pessoas dizerem isto. Entra Governo, sai Governo e a situação não muda, apesar das muitas promessas de que ao assumir a realidade do ensino vai mudar.
O que sempre assistimos em todas as esferas do executivo e do legislativo brasileiro, são ações tímidas e isoladas incapazes de promover mudanças ou avanços significantes para a nação.
As disputas políticas e a vontade de manter o poder acabam atrapalhando o desenvolvimento das idéias, que algumas no papel são muito boas, mas ali permanecem sem ajudar a população.
A educação, a saúde e a segurança deveriam sempre estar em primeiro plano de qualquer governo, mas infelizmente não é o que assistimos nos noticiários e comprovamos na prática do dia a dia.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um plano na teoria perfeito e se tornou quase referência para o Mundo. Na teoria é perfeito, mas na prática o SUS brasileiro é uma porcaria por que nossos governantes e legisladores procuram manter suas diretrizes e metas justamente assim.
Não atende a sociedade, não cumpre o seu dever constitucional e ao invés de auxiliar as pessoas, acaba contribuindo para aumentar o sofrimento de quem precisa utilizá-lo.
No papel o SUS é perfeito, pode ser considerada uma idéia brilhante, mas na prática não é bem assim. Talvez não seja eficaz por que quem legisla e executa as leis que deveria beneficiar o povo, são donos de planos de saúde ou de renomados hospitais.
Secretários e até Ministros da saúde, em regra, são donos de hospitais ou tem ligações muito próximas com empresas que gerenciam planos de saúde. Nossos legisladores da mesma forma não contribuem para mudar o quadro.
Um Deputado eleito pela população de determinados municípios, promete atacar o problema, assim que assumir (ou reassumir) o mandato, muitos destes políticos apenas dão um jeito de conseguir a doação de ambulâncias para transportar os doentes para a capital, aumentando assim o caos em hospitais públicos e postos de saúde da metrópole.
Deveria o legislador criar leis para que pelo menos os maiores municípios de determinadas regiões tivessem leitos e médicos suficientes para atender a população, rica ou pobre. Ai sim este político estaria de fato fazendo alguma coisa para fazer valer o direito constitucional do cidadão.
A segurança publica no Brasil é outro fator que tem assustado o brasileiro todos os dias. Seja pelo número crescente de homicídios, latrocínios ou consumo e tráfico de drogas.
Nossos nobres políticos prometem muito em época de campanha eleitora, e pouco faz quando estão exercendo o mandato. Com isso as paginas policiais dos principais jornais do país vão ficando cada dia mais recheada de casos escabrosos que aterrorizam famílias inteiras de qualquer classe social.
O consumo de drogas tem crescido tanto no Brasil, que alguns até não se assustam mais com as notícias que são veiculadas sobre elas. Muitas famílias no Brasil estão ligadas a histórias tristes relacionadas as drogas e se sentem impotentes diante do fato.
Outras assistem a tudo e se não tem nenhum caso próximo, acreditam que os acontecimentos relacionados a entorpecentes nunca vão afetar o seu dia a dia. Um engano total.
Tratar dos dependentes pode ser uma saída, mas o que realmente resolveria o problema das drogas seria um rígido controle das fronteiras, políticas que controlem e previna o consumo exagerado de drogas lícitas, como o álcool.
É ai que entra a educação como principal ingrediente para resolver diversos problemas deste país. Pessoas esclarecidas também entram em barcas furadas, mas em uma proporção muito menor do que aquelas que não têm instrução, não sabem dos perigos e conseqüências de seus atos.
As políticas voltadas para a educação não são só aquelas que vão manter as crianças na escola ou dar oportunidades aos jovens de cursar uma faculdade, claro que isso é primordial e é a chave de tudo, mas não é só isso que precisa ser feito.
A idéia inicial do Governo Marconi Perillo previa a construção de um hospital, nos moldes do CRER, para oferecer tratamento e recuperação a dependentes químicos, o que considero uma ótima e necessária iniciativa neste momento em que registramos números absurdos de consumo de drogas Brasil afora.
Mas tem idéias simples que não precisam esperar a construção do CREDEQ, idéias estas que nos remete ao trabalho em conjunto dos poderes legislativo e executivo na criação de leis eficazes que mantenham os jovens ocupados em práticas salutares, com a constante conscientização de todos os perigos que rondam a sociedade.
A prevenção pode não ser a única, mas com certeza seria a mais eficaz das ações no controle da venda e consumo de entorpecentes. As fronteiras precisam de vigilância severa, as escolas precisam de matérias específicas que esclareçam os malefícios das drogas e o poder publico tem que criar e colocar em prática leis que visem estimular a vida saudável, não só dos jovens, mas de toda a população.
O estado de Goiás costuma beneficiar atletas de auto-rendimento com ajuda financeira para estimular e contribuir na conquista de vitórias pelo mundo a fora. E qual é o retorno prático desta ação governamental, alem de auxiliar e estimular o próprio atleta em suas conquistas?
É preciso exigir uma contrapartida dos atletas em seus momentos livres ao longo do ano.
Estes atletas beneficiados com algum tipo de ajuda financeira do Governo deveriam ceder suas imagens e participar de campanhas preventivas. Também deveriam ser recrutados para ministrar clinicas da sua modalidade e participar de ventos promocionais que aproxime e estimule os jovens a praticar esportes e a conhecer a trajetória dos seus ídolos.
Neymar ou Marta.
Na ocasião do campeonato Goiano de futebol, o estado costuma promover junto com a FGF, a campanha da nota fiscal que beneficia clubes, torcedores e dá um retorno plausível ao Governo.
Mas e contra partida para a sociedade como um todo?
Essa iniciativa aprovada pela comunidade esportiva poderia ter sua eficácia e retorno para a população multiplicada e muito se os clubes profissionais se comprometessem a ceder suas estrelas para também ministrar clínicas em comunidades carentes ou promover jogos beneficentes em cidades do interior, onde ao longo do ano as pessoas só acompanham esporte pela televisão.
Lá em Pires do Rio ou em Goiatuba, existe estádio, mas o time das cidades há muito tempo não freqüenta a primeira divisão do nosso futebol, a conseqüência disso é que no interior de Goiás é muito mais fácil encontrarmos torcedores do Flamengo ou do São Paulo do que alguém que diga torcer pelo Goiás, Vila Nova ou Atlético.
Por que isso acontece? Por que os jogos que as pessoas acompanham pela TV são destas equipes, então fica mais fácil saber quem é Paulo Henrique Ganso do que imaginar quem é Felipe Amorim.
Ganso e todo o time do Santos FC estão toda semana freqüentando o domicilio do povo de Goiás, enquanto que a proximidade com os nossos atletas é algo que beira o impossível.
Talvez tenhamos por ai algum jovem que tenha talento e até goste de ciclismo, mas não conhece e nunca viu as irmãs Fernandes. Uma vez por ano logradouros como a praça de esportes do setor Pedro Ludovico poderia ser utilizada para que os atletas de diversas modalidades pudessem ministrar aulas, dar palestras e divulgar o seu ofício para as crianças e assim aproximando ídolo e fã, talvez conseguíssemos transmitir também uma mensagem positiva para a juventude, afastando assim eles do mau caminho
Estamos vivenciando o Rally dos Sertões e constatamos que o publico goiano adora, não só por que é um mega evento, mas por que somos desportistas por natureza.
Poucos, mas muito pouco mesmo tem conhecimento de quem são os renomados pilotos que vem aqui para participar desta competição.
É do conhecimento de todos que o estado de Goiás é um dos patrocinadores da competição e fica aqui uma sugestão de contrapartida por parte dos organizadores e competidores, por que não criar um evento paralelo, em que pilotos e equipes pudessem ser apresentados e admirados pelo publico goiano.
A mensagem positiva que eles transmitiriam aliada a sua trajetória de conquistas serviria de estimulo aos jovens, mantendo os longe de condutas ilícitas e vícios perigosos.
Em meio à euforia de um evento como este, uma palestra de um Emerson Fittipaldi, Ruben Fontes, entre outros que não necessariamente precisam estar ligados ao automobilismo, ganha peso e dimensões fantásticas junto aos mais jovens.
Sem querer me alongar muito, por que são apenas idéias de alguém que imagina poder contribuir para a melhoria de vida das pessoas, através da ferramenta esporte.

Seguidores